Sarampo

O que é o Sarampo

É uma doença infectocontagiosa provocada por um vírus que se manifesta de forma aguda sendo extremamente contagiosa e grave podendo ser evitada por vacina.

O sarampo é registrado em todo o mundo, principalmente entre o final do inverno e o início da primavera. A transmissão parece aumentar depois de estações chuvosas, em países tropicais como o Brasil. Os principais sintomas característicos da doença são febre alta (acima de
38,5°C), manchas vermelhas por todo o corpo, tosse, secreção nasal intensa, conjuntivite e pequenos pontos brancos na mucosa da boca (manchas de Koplik), o vírus do sarampo ao instalar-se no organismo das pessoas é capaz de causar inflamação dos pequenos vasos sanguíneos determinando uma vasculite.

As complicações, ocorrem principalmente em menores de 2 anos e nos adultos jovens, dentre as principais estão as infecções respiratórias, a otite media aguda, as doenças diarreicas e neurológicas (encefalite). o vírus do sarampo pode afetar o sistema imunológico por até três anos, expondo os sobreviventes a um maior risco de contrair outras doenças infecciosas e potencialmente mortais.

Transmissão:

Ocorre de uma pessoa para outra, por meio das secreções do nariz e da boca expelidas ao tossir, respirar ou falar. Para que seja possível interromper a transmissão do sarampo na comunidade é preciso que 95% da população esteja vacinada.

Com objetivo de proteger e erradicar o vírus de nosso meio recomenda-se que, todas as crianças, adolescentes e adultos observem se seu calendário de vacina está em dia. Prevenção e através da vacina.

São considerados vacinados:
– Pessoas de 12m a 29 anos que comprovem duas doses de vacina com componente sarampo/caxumba/rubéola;
– Pessoas de 30 a 49 anos que comprovem uma dose de Tríplice Viral;
– Profissionais de saúde independentemente da idade: duas doses de Tríplice Viral.

Vacinas disponíveis:
– Tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola)
– Quádrupla viral (sarampo, caxumba, rubéola e varicela)

Fonte: Ministério da Saúde