Gripe

Gripe

Cabe ao Ministério da Saúde, através do sistema de vigilância epidemiológica existente em todos estados, monitorar a circulação do vírus da influenza através da captação de casos de síndrome gripal e síndrome respiratória aguda grave (SRAG) e desse modo obter dados que irão normatizar a formulação das vacinas a serem usadas no país a cada ano. O ministério da saúde divulgou que os vírus de influenza que atualmente circulam no Brasil são o influenza A/H1N1pdm09, A/H3N2 e influenza B. Portanto, a composição das vacinas a serem usadas no país protegerá contra esses vírus.

TIPOS DE INFLUENZA

O vírus influenza provoca  uma infecção viral aguda do sistema respiratório, de elevada transmissibilidade e distribuição global. Os vírus influenza são transmitidos facilmente por pessoas infectadas ao tossir ou espirrar. O vírus influenza A e B são responsáveis por epidemias sazonais, sendo o vírus influenza A responsável pelas grandes pandemias.

Vacina da influenza

Esta vacina é indicada para prevenção contra as infecções pelo vírus influenza, que causam a gripe.

A vacina da influenza tem sua composição recomendada pela OMS e a utilizada no Brasil tem sua composição determinada Pela Anvisa através da resolução RE 2696/2017. Essas vacinas são a trivalente e a quadrivalente; ambas são vacinas inativadas (de vírus mortos), portanto sem a capacidade de causar doença. No seu processo de fabricação são utilizados ovos embrionados de galinha determinando que sua composição apresente traços de proteínas de ovo.

A vacina trivalente é composta por:

– Um vírus similar ao vírus influenza A/Michigan/45/2015 (H1N1)pdm09;
– Um vírus similar ao vírus influenza A/Singapore/INFIMH-16-0019/2016 (H3N2); e
– Um vírus similar ao vírus influenza B/Phuket/3073/2013.

A vacina quadrivalente é composta por:

– Um vírus similar ao vírus influenza A/Michigan/45/2015 (H1N1)pdm09;
– Um vírus similar ao vírus influenza A/Singapore/INFIMH-16-0019/2016 (H3N2);
– Um vírus similar ao vírus influenza B/Phuket/3073/2013; e
– Um vírus similar ao vírus influenza B/Brisbane/60/2008.

Quem deve receber

Crianças a partir de 6 meses e adultos.

Como deve ser feita a vacinação

Via intramuscular

Orientações sobre número de doses

  • Crianças com idade abaixo de 9 anos no primeiro ano em que receberem essas vacinas deverão receber 2 doses com intervalo de 1 mês entre as doses.
  • Crianças que receberam duas doses nos anos anteriores receberão 1 dose no ano seguinte.
  • Crianças menores de 3 anos devem receber dose de 0,25 ml e os maiores de 3 anos, dose de 0,5 ml.

Adultos recebem dose única a cada ano.

  • Gestantes devem receber esta vacina que, além de se protegê-las, irá transmitir proteção ao seu feto. Estas são consideradas grupo prioritário, bem como idosos acima de 60 anos .

Uso da vacina gripe e calendário vacinal

  • A vacina da gripe pode ser aplicada simultaneamente com as demais vacinas do calendário vacinal de todas faixas etárias.

Quem não pode receber

Apesar de ser considerada uma vacina segura com poucos efeitos colaterais, aquelas pessoas com histórico de alergia grave a ovo de galinha ou a algum componente da vacina ou reações em anos anteriores, se tiverem que receber a vacina, somente deverão fazê-lo com controle clínico restrito.

Cuidados

Além de vacinar para   maior proteção e evitarmos a transmissão da gripe, devemos tomar alguns cuidados.

1- Higienizar as mãos com água e sabão ou com álcool gel, principalmente depois de tossir ou espirrar, depois de usar o banheiro, antes de comer, antes e depois de tocar os olhos, a boca e o nariz. Evitar tocar os olhos, nariz ou boca após contato com superfícies potencialmente contaminadas (corrimãos, bancos, maçanetas, etc.).
2- Manter hábitos saudáveis, como alimentação balanceada, ingestão de líquidos e atividade física.
3- Pessoas com síndrome gripal devem evitar contato direto com outras pessoas, abstendo-se de suas atividades de trabalho, de estudo, sociais ou aglomerações e ambientes coletivos

Bibliografia consultada

1- Anvisa
2- SBIM
3-MS/SVS MS/SVS 
4- Imunização: tudo o que você sempre quis saber.