“Vacina não é somente coisa de crianças,” diz Dr. Rogério João Machado

“O  calendário vacinal é de suma importância para que se previna uma série de doenças, evitando-se o risco de se tornar suscetível a adquirir patologias de difícil tratamento e de fácil disseminação.” (Dr. Rogério)

Dr. Rogério é diretor do Vacinas Santa Catarina. Nesta entrevista, ele fala um pouco da importância da imunização, de como fontes seguras de informação são essenciais e também da importância da utilização rígida do calendário de vacinas. “A crença de que vacina é coisa somente para criança é errônea. Sabemos da importância das vacinas nessa faixa etária, sendo que os adolescentes e adultos jovens devem ser conscientizados da importância de manter seu calendário vacinal em dia.”

Acompanhe a entrevista:

VSC – Qual a importância das vacinas nos dias atuais?

Dr. Rogério – A importância das vacinas ao longo das últimas décadas é incontestável em nosso país. Após a liberação das vacinas para as mais diversas doenças infectocontagiosas, observou-se a queda drástica na incidência de algumas doenças e a erradicação de outras. Com a implantação do Programa Nacional de Imunização (PNI) da década de 1970 e também com a melhora das condições de saneamento básico do país como um todo, é visível a eficácia da prevenção em todo o território nacional.

VSC – Qual a análise técnica que o senhor faz de um boato que se espalhou entre as pessoas de que não se precisa mais de vacinas para algumas doenças?

Dr. Rogério – Algumas doenças infectocontagiosas podem ter sido erradicadas no Brasil. Porém, em muitos outras áreas geográficas do mundo, ainda existem e de forma endêmica. Com o fluxo frequente de pessoas pelas várias regiões do mundo, o risco de contrair a doença e se tornar um transmissor é altamente possível. Por isso, é de suma importância que se mantenha o calendário vacinal rigorosamente em dia para evitar a disseminação.

VSC – Fale-nos um pouco da Vacinas Santa Catarina e sua atuação.

Dr. Rogério – A Sala de Vacinas Santa Catarina é a pioneira no serviço de imunização em nossa região. Desde a sua implantação sempre houve preocupação com a qualidade da prestação do serviço, com pessoal técnico bem treinado, com estrutura física e com ambiente aprazível para receber nossos clientes. Possui ainda câmaras de refrigeração específicas para as vacinas, com manutenção de temperatura adequada para a conservação das mesmas, seguindo um padrão nacional de referência da Rede de Frio para vacinas. Fato este determinante para sermos referência em imunização.

VSC – Muitas pessoas não valorizam como devem o calendário de vacina em todas as idades. O que o senhor poderia comentar a respeito?

Dr. Rogério – O calendário vacinal é de suma importância para que se previna uma série de doenças, evitando-se o risco de se tornar suscetível a adquirir patologias de difícil tratamento e de fácil disseminação.

A crença de que vacina é coisa somente para criança é errônea. Sabemos da importância das vacinas nessa faixa etária, sendo que os adolescentes e adultos jovens devem ser conscientizados da importância de manter seu calendário vacinal em dia, ficando atentos as campanhas educativas através dos meios de comunicação quanto a novas vacinas e aos chamados para atualizações das cadernetas com objetivo de manterem-se livres destas doenças preveníeis com vacinas.

VSC – Na sua opinião, o que cada um deve fazer para o combate aos boatos nessa área de vacinação?

Dr. Rogério – Desde a família, a escola e os serviços de saúde público e privado devem tomar atitudes de esclarecimento da necessidade das vacinas na prevenção e proteção da saúde.

Uma atitude adotada recentemente na rede escolar e de grande valor para a vacinação é a necessidade de que se tenha a carteira de vacinação em dia para a realização de rematrícula nas escolas para o próximo ano.

E, claro, compartilhar informações de fontes seguras.

Compartilhe