Rádio USP: Vírus do herpes-zoster está presente em 95% das pessoas

Por Rádio USP

Pessoas que tiveram catapora na infância têm chances de desenvolver a doença

Nesta edição do programa Saúde sem Complicações, o convidado é Tiago Cunha, professor da Faculdade de Medicina da USP em Ribeirão Preto, que fala sobre herpes-zoster, uma doença infecciosa que tem como agente causador o mesmo vírus da catapora, o varicela-zoster, presente em 95% das pessoas.

De acordo com o professor, “pessoas que nasceram antes do fim da década de 1990 estão entre os principais grupos que possuem o vírus, uma vez que ainda não existiam vacinas para prevenir o desenvolvimento da catapora”, primeira infecção a se manifestar que é causada pelo vírus.

Cunha fala que o sistema imunológico das crianças é capaz de controlar a infecção, “no entanto, o vírus não morre, apenas permanece inativo, e na fase idosa, com o sistema imunológico enfraquecido, ele tem a oportunidade de ativar novamente e causar o herpes-zoster”. O professor também ressalta que não é regra o fato de que quem teve catapora adquirir herpes.

O programa é produzido pela locutora Mel Vieira e por Maju Petroni, com apresentação de Mel Vieira e trabalhos técnicos de Mariovaldo Avelino e Luiz Fontana. Direção de Rosemeire Talamone.

Ouça a íntegra do programa Saúde sem complicações.

 

Entre em contato com Vacinas Santa Catarina e agende sua vacina preventiva para herpes-zoster

Compartilhe