Prefeitura reforça ações de vacinação contra febre amarela em Blumenau

Ampliação de horário das salas de vacina e agendamento em empresas estão entre as ações que miram mais prevenção e que ocorrem a partir da semana que vem.

A Prefeitura de Blumenau vai intensificar a vacinação contra a febre amarela. Para tentar atender um número maior de moradores, o horário de atendimento das salas de vacina dos sete ambulatórios gerais (AGs) do município será ampliado até as 20h30min a partir de segunda-feira. A vacina é considerada a melhor forma de prevenção da doença e é feita apenas uma vez – quem já se vacinou não precisa tomar nova dose.

Além da extensão dos horários das unidades para atendimento da população em geral, outras 40 salas de vacina funcionam no município e terão disponíveis doses contra a febre amarela. Já na próxima semana, equipes de saúde farão a imunização dos servidores municipais que ainda não se vacinaram. Também estão previstas ações educativas e preventivas em parceria com a Fundação Municipal do Meio Ambiente (Faema) e com a Secretaria de Educação. Corporações públicas como Corpo de Bombeiros, Exército e Polícias Militar e Civil também estão sendo convocadas a incentivar os integrantes para que recebam a dose contra a febre amarela.

Segundo o secretário de Saúde, Marco Antônio Bramorski, com esse escopo de ações preventivas, a cidade amplia a cobertura vacinal e reduz significativamente a chance de contabilizar casos autóctones da doença.

– Não queremos alardear a população, mas o risco de a febre amarela chegar à região é real, diante dos três casos registrados no estado vizinho do Paraná. Nossa intenção é planejar uma ação preventiva com a comunidade, para que não tenhamos a doença em Blumenau. – pontua.

Em 2018, Blumenau aplicou 53 mil doses contra febre amarela

A vacina contra a febre amarela está indicada com dose única a todas as pessoas de nove meses a 59 anos de idade e que ainda não tenham sido vacinadas. Pessoas acima de 60 anos deverão apresentar prescrição médica para receber a vacina. Em 2018, a Semus registrou a aplicação de 53.411 doses contra a febre amarela. Neste ano foram aplicadas aproximadamente 10 mil vacinas e a Vigilância Epidemiológica de Blumenau já recebeu e distribuiu, neste período, pouco mais de 23 mil doses. O reabastecimento das vacinas é feito pelo governo do Estado, conforme demanda.

Outras ações

Empresas com mais de 100 funcionários que tiverem interesse em receber a vacinação contra a febre amarela poderão fazer contato com a Vigilância Epidemiológica pelo telefone 3381-7901. Os agendamentos serão feitos também na próxima semana e a previsão é de que os funcionários comecem a receber as doses a partir de 11 de março.

A vacina é contraindicada nas seguintes situações:

– Crianças com menos de 6 meses de idade

– Histórico de reação anafilática a ovo de galinha e seus derivados

– Imunodepressão transitória ou permanente, induzida por doenças (neoplasias, Aids e infecção pelo HIV com comprometimento da imunidade) ou por tratamento (drogas imunossupressoras acima de 2mg/kg/dia por mais de duas semanas, radioterapia, etc.)

– Casos especiais deverão ser avaliados por um profissional médico.

Compartilhe